terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Clima de violência na antiga fazenda Escalada do Norte


A violência na antiga Fazenda Escalada do Norte, no município de Xinguara, está preocupando as autoridades.  No local, pelo menos duas pessoas já foram assassinadas e outras tantas ameaçadas.

O último episódio ocorrido na área da fazenda aconteceu na noite de domingo para segunda-feira (20/01/13) quando um grupo de motoqueiros, encapuzados e armado, saiu atirando em direção aos barracos do acampamento. Ninguém se feriu, mas muitas famílias  estão amedrontadas com o clima de violência que se formou na área.   

Diante da situação, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Xinguara, sob a orientação do advogado Frei Henri des Roziers, está preparando um relatório completo sobre a situação em que vivem os acampados da Escalada do Norte. Esse documento será enviado para as autoridades brasileiras, com pedido de providências.

O governo federal adquiriu a fazenda para fins de reforma agrária, mas o Incra está demorando a demarcar a área para lotear entre os sem terras que já estão vivendo no local. Na fazenda existem pelo menos três associações de trabalhadores sem terra, todas elas reivindicam o controle da área para si.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário