segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Índios começam ocupação do Posto da Mata em fevereiro

A ocupação da reserva indígena Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista, pelos xavantes que vivem na região só deve ser iniciada em fevereiro. Para o coordenador regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Gilberto Vieira, os cerca de mil índios se dividirão em aldeias menores ao longo dos 165 mil hectares do território.

As estruturas deixadas para trás pelos invasores devem permanecer abandonadas. Segundo Vieira, nenhuma liderança Xavante demonstrou interesse em ocupar propriedades ou prédios construídos pelos produtores rurais que ocupavam a região.

Ele explica que as aldeias são construídas em círculos e que ocupar imóveis já prontos poderia descaracterizar costumes da etnia. Além disso, a aldeia onde o grupo vive atualmente já possui escolas e outras estruturas de uso comunitário. (Diário de Cuiabá).

Cerca de 7 mil moradores viviam no distrito Posto da Mata, em São Félix do Araguaia, a 130 quilômetros da sede do municípios, região da antiga Fazenda Suiá-Missú, de 665 mil hectares, que outrora foi considera o maior projeto agropecuário do mundo. Pressionados pelo governo, os moradores tiveram que abandonar o local para dá lugar aos índios.  Edmar Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário