quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Dois cardeais portugueses e cinco brasileiros estão na linha de sucessão

 informações da DN GLOBO

O cardeal Manuel Monteiro de Castro é um potencial 'papabile'. Fortografia REUTERS/Alessandro Bianchi
Cinco cardeais brasileiros e dois portugueses são os únicos lusófonos na linha de sucessão do papa Bento XVI, que hoje renunciou ao pontificado. Quer o arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, quer o de Maputo, Alexandre Santos, têm ambos mais de 80 anos de idade, e os atuais arcebispos titulares, Damião António Franklin e Francisco Chimoio, não ascenderam a cardeais.

Considerado o país do mundo com mais católicos, o Brasil conta com cinco cardeais que podem ser considerados na eleição.

O auxiliar da arquidiocese de Aparecida, Darci Nicioli, afirmou ao portal brasileiro G1 que estão em condições de ser eleitos o presidente da Conferência Nacional de Bispos brasileira, Raymundo Damasceno, de 75 anos, bem como os arcebispos de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos, e o emérito Claudio Hummes, de 78 anos.

Também em condições de suceder a Bento XVI estão João Braz de Aviz, de 65 anos e prefeito da congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e o arcebispo de Salvador da Baía, Geraldo Majella Agnelo, de 66 anos.

Para o Brasil, a eleição do novo papa tem um interesse redobrado, uma vez que a cidade do Rio de Janeiro receberá em julho próximo a Jornada Mundial da Juventude, que deverá contar com a presença do novo chefe da Igreja católica.

O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou hoje, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir de 28 de fevereiro devido "à idade avançada".

Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

No caso de Portugal, estão em condições de ser eleitos o Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, e Manuel Monteiro de Castro, elevado a cardeal em fevereiro de 2012, com a função de Penitenciário-Mor do Vaticano.

Manuel Monteiro de Castro, 74 anos, é natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, tendo seguido a carreira diplomática no Vaticano, nomeado núncio em vários países, entre os quais Espanha, antes de ser chamado a Roma para assumir o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, em 2009.

José Policarpo, de 76 anos, nasceu em Alvorninha, Caldas da Rainha, e sucedeu a António Ribeiro como patriarca de Lisboa, um lugar que o elevou automaticamente à condição de cardeal, em 1998.

Há um ano, José Policarpo solicitou a renúncia do cargo de patriarca de Lisboa, um pedido que ainda não foi atendido por Bento XVI.

Nigeriano favorito para suceder a Bento XVI

Lista de possíveis sucessores de Bento XVI

Como funciona o período de "sede vacante"?

Bento XVI irá para mosteiro de clausura

Sucessor de Bento XVI será escolhido até à Páscoa

Qual o impacto na Igreja desta decisão histórica?

Policarpo sublinha "ato extraordinariamente corajoso"

Nenhum comentário:

Postar um comentário