terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Prefeito de Tucuruí deverá ser eleito novo presidente da Amat

Nos bastidores se comenta que o pleito poderá ter mais de duas chapas concorrendo



Sancler estaria afinado com a luta pela criação do Estado de Carajás. Na foto, ele discursa observado por João Salame, prefeito de Marabá. 
(foto: divulgação)
Eleição da nova Diretoria da Amat Carajás  (Associação  dos Municípios do Araguaia Tocantins) vai acontecer dia 22 de fevereiro no Hotel Itacaiúnas, três chapadas se manifestaram, uma apresentando o nome  do prefeito Tucurui, Antonio Vanderlei Ferreira do PPS (Sancler) , outra com o nome da prefeita Cristina Malcher, de Rondon do Pará, e uma terceira com o nome de Benjamin Tasca, de Itupiranga.

Sancler disse à imprensa que decidiu concorrer à presidência da Amat para unificar o sul e sudeste do Estado. "A Amat já prestou bons serviços para os municípios, também já teve um período de ausência e ultimamente vem resgatando os serviços prestados aos municípios associados", disse Sancler elogiando a administração de Alvarenga.

Para Sancler, a Amat precisa voltar a atender os municípios, sobretudo em um momento em que a entidade conta com um grande número de novos prefeitos e que precisam conhecer os encaminhamentos que levam o município, por exemplo, a receber recursos, a executar verbas de orçamentos tanto do Estado como da União. "Hoje, somos a região do Estado que mais cresce e que precisa estar unida para trazer mais recursos e investimentos que irão melhorar as condições de vida da população e a estrutura de nossas cidades", ressalta Sancler.

Segundo o atual  presidente da entidade,   ex-prefeito  de Nova Ipixuna, Edison Alvarenga, Sancler, tem 90% de chance de vencer a eleição, uma vez  que esta afinado  com a luta de criação do Estado de Carajás.

Recordação- Vale lembrar que em 2012, a Amat registrou uma das eleições mais tumultuadas de sua história, quando o pleito terminou empatado e só foi resolvido em uma assembleia geral em Belém, que contou com a presença de 22 gestores do sul e sudeste do Pará.

Com o reconhecimento da vitória da chapa "Integração", encabeçada peloex- gestor de Tucumã, Celso Cardoso Lopes, prevaleceu a tese do candidato mais velho. 

À época, de acordo com a comissão eleitoral, um dos gestores que participou do pleito, sendo o voto que decidiria a eleição, desapareceu com a cédula eleitoral. Como todos assinaram a lista de votação não foi possível identificar o eleitor que não depositou o voto na urna. 

Para essa matéria foram garimpadas informações de jornais de Tucuruí e também do jornalista Evandro Correia-O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário