quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Velório de Almir Gabriel é marcado por muitas homenagens

'COMO MÉDICO, ELE ESTAVA CIENTE DO QUE IRIA ACONTECER', DIZ PRIMO

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do portal ORM


Iniciou às 15h desta terça-feira (19) o velório do ex-governador do Pará, Almir José de Oliveira Gabriel, que aos 80 anos faleceu após complicações decorrentes de um enfisema pulmonar. A notícia abalou o Estado e, principalmente, aqueles que conviveram mais próximos a ele. 

O primo, amigo e também colega de profissão, José Guataçara, foi um deles. Ele contou à reportagem do Portal ORM que Almir já sabia o que poderia acontecer. 'Infelizmente, ele, como médico, já estava ciente que poderia vir a falecer. Estamos muito abalados, a família inteira ficou chocada.

A gente vem sofrendo muito durante todo esse tempo que ele está internado e ainda mais de ontem para hoje, quando ele piorou muito. É uma perda imensa para família e também para o nosso Estado', comentou o médico.

No local do velório, o Palácio Lauro Sodré, que já foi sede do Governo
Parentes, amigos, políticos e admiradores de Almir Gabriel não param de chegar. Caminhões e carros com muitas coroas de flores também chegam a todo instante. Buquês de orquídeas também fazem parte da decoração do local, que de acordo com Guataçara, é uma marca do primo. 'Ele amava orquídeas. Tinha uma plantação dessas flores e cada vez que eu ia até meu sítio, trazia uma para ele', disse.

Diversas pessoas que passaram pelo local, não pouparam elogios ao político. 'Não vou dizer que a morte dele foi uma perda, porque perda é um sentimento muito pequeno para o que ele representava para política e para o Estado', disse Amaro Klautau, político que trabalhou com secretário de transportes na primeira gestão do ex-governador, em 1994 e que trabalhou como gerente geral do projeto da Macrodrenagem, obra também de Almir Gabriel.  

Mensagens - Várias pessoas, paraenses ou não, do meio político ou até mesmo esportivo, mandam mensagens de gratidão e apoio a família do ex-governador. No meio político, um deles foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG). 'O Brasil e o Pará, em especial, perdem hoje um intransigente defensor de seu povo. Em todos os cargos públicos que exerceu e foram muitos, Almir Gabriel sempre defendeu que o desenvolvimento econômico estivesse a serviço da melhoria da qualidade de vida da população.

No PSDB, ele foi um dos quadros mais destacados que tivemos. Meus sinceros sentimentos a seus familiares e à população de todo o Pará'. O lutador baiano, radicado no Pará, Lyoto Machida, que atualmente mora em Los Angeles, deu uma pausa nos treinamentos e publicou em sua conta do Twitter a seguinte mensagem: 'Meus sinceros pêsames à família do ex-governador Almir Gabriel e ao povo paraense pela perda'.  

Trajetória - Almir José de Oliveira Gabriel nasceu no dia 18 de agosto de 1932 e se formou em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como secretário interino da Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde, foi diretor do Hospital Universitário Barros Barreto, além de trabalhar na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde.

Na política, Almir Gabriel foi Secretário de Saúde e depois de Segurança no segundo governo de Alacid Nunes, entre os anos 1979 e 1983. Em 1982, integrou-se ao PMDB onde permaneceu por 27 anos. Almir também foi  Prefeito de Belém entre os anos 1983 e 1986, senador da República de 1987 a 1994, eleito governador do Pará em 1994 e reeleito ao cargo no ano de 1998.

Em 1988 ajudou a fundar o PSDB ao lado de Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, além de atuar como relator da ordem social na Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição Brasileira de 1988. No ano seguinte, foi candidato a vice-presidente de Mário Covas.

 Passou um tempo afastado da vida pública e voltou novamente como candidato a governador do Estado, nas eleições de 2006, mas não venceu. Em uma de suas últimas atuações políticas, em 2012, participou das eleições municipais oferecendo apoio político ao candidato do PR à Prefeitura de Belém.  

O enterro do corpo de Almir Gabriel acontece nesta quarta-feira (20), no Cemitério de Castanhal, local onde estão sepultados os corpos dos pais dele e onde, em vida,Almir pediu para ser enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário