quinta-feira, 25 de abril de 2013


BALSA DE BURITI SEGUE VIAGEM PELO RIO TOCANTINS RUMO A MARABÁ


Viagem refaz o trajeto feito por comerciantes no início da colonização de Marabá e faz parte da programação de comemoração dos 100 anos do município.





A população de Itaguatins, no Estado do Tocantins, recebeu no final da tarde de sexta-feira, 19, a balsa de buriti, que partiu no dia anterior da cidade  de Estreito, no Maranhão, com destino a Marabá. A viagem refaz o trajeto feito por comerciantes no início da colonização de Marabá e faz parte da programação de comemoração dos 100 anos do município. A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade de Itaguatins, com moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.

Na quinta-feira, 18, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município,  Cícero Neco Morais,  juntamente com outras autoridades locais. Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.

Correnteza - Quando a balsa chegou à correnteza São Sebastião, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa. Como nas 72 horas anteriores o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, sendo que a correnteza estava mais forte do que supunha a tripulação. Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado. Membros da Casa da Cultura, entre eles algumas mulheres, viveram momentos de intensa emoção passando ao largo de grandes pedras, empurrados fortemente pela força da corredeira. Na tarde do último  sábado, 20, a balsa chegou a cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão. .(dinho santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário